sábado, 12 de junho de 2010

Sem dia dos namorados esse ano...


Pois é gente!

Quinta-feira a noite Rafael disse ao telefone que precisaria ficar com a avó dele, Dona Amélia, na sexta-feira, de 5 da tarde até as 9 da noite e me chamou pra ficar com ele enquanto, tomaria conta da avó (os familiares estavam se revezando pra ficar com ela)

Eu disse que sim, que iria com ele e tals... E fui...

Porém quando chegamos lá, ela já estava em processo de falecimento (se é que podemos classificar assim) e nós assistimos a sua partida.

Minha sogra também estava lá na hora e disse que ela teve morte cerebral (minha sogra é médica) e constatou isso devido ao fato dela não responder mais aos chamados e suas pupilas estarem constantemente dilatadas.
Mesmo assim, ela ainda estava respirando... E ainda respirou por uns 15 minutos...

Nós já estávamos esperando que isso fosse acontecer a qualquer momento, devido à idade dela (93 anos) e ao fato dela já estar bastante debilitada de saúde (problemas da velhice) e muito fraquinha nos últimos meses.

Porém o fato curioso é que avó dele já vinha comentando há algum tempo que gostaria de ir a igreja e participar da Ceia do Senhor, porém, devido aos problemas de saúde isso não era possível.

Ontem a tarde (antes da nossa chegada) o pastor foi fazer uma visita a ela, e levou os elementos da Ceia, pão e vinho, para que a avó dele pudesse cear...

Segundo os familiares e o pastor que estavam lá com ela nessa hora, ela estava lúcida, ceou, conversou com o pastor e tudo...

Parece que ela estava esperando esse momento pra partir, sabem?

Disseram que depois que o pastor foi embora é que ela começou a respirar com mais dificuldade (segundo minha sogra, ela já estava inconsciente e apenas uma parte do cérebro a estava fazendo respirar) e tivemos que esperar até o último suspiro... Até que tudo acabasse... Foi bem triste...

Estávamos lá quando ela se foi e foi um momento muito marcante...

O Rafael está bem triste (afinal é a avó dele né?) e eu fiquei refletindo muito sobre vida e a morte depois do que aconteceu...

Fui pra casa do Rafa depois. Ele ligou para alguns parentes para avisar, enquanto outros familiares agilizavam outras coisas para o velório e sepultamento. Nessa hora, procuramos lembrar de coisas boas da dona Amélia em vida... Situações engraçadas que vivenciamos com ela...



Estive no velório até agora pouco e voltei pra casa pra descansar, pois o sepultamento será hoje a tarde...

Bom, o que conforta agora é saber que a Dona Amélia, está muito bem agora, num lugar onde não há dor nem pranto, e há uma hora dessa, ela deve estar assentada à mesa, ceando com o Senhor Jesus...

Decidi postar um poema que me toca bastante (não sei quem é o autor, se alguém souber, por favor me avise!):

"A morte não é tudo. Não é o final. Eu apenas passei para a sala seguinte.

Nada aconteceu. Tudo permanece exatamente como foi. Eu sou eu, você é você, e a antiga vida que vivemos tão maravilhosamente juntos permanece intocada, imutável.

O que quer que tenhamos sido um para o outro, ainda somos. Chame-me pelo antigo apelido familiar. Fale de mim da maneira que sempre fez. Não mude o tom. Não use nenhum ar solene ou de dor.

Ria como sempre fizemos das piadas que desfrutamos juntos.

Brinque, sorria, pense em mim, reze por mim. Deixe que o meu nome seja uma palavra comum em casa, como foi. Faça com que seja falado sem esforço, sem fantasma ou sombra.

A vida continua a ter o significado que sempre teve. Existe uma continuidade absoluta e inquebrável. O que é esta morte senão um acidente desprezível?

Porque ficarei esquecido se estiver fora do alcance da visão? Estou simplesmente à sua espera, como num intervalo, bem próximo, na outra esquina. Está tudo bem!"


Que a Dona Amélia descanse em paz nos braços do Pai!

Amém e amém!




Beijo pra vocês!

7 comentários:

Unknown disse...

que triste néh
infelismente tdo mundo tem que passar por isso,

a avó do meu noivo tbm faleceu no dia dos namorados,
lembro bem disso, mas acho que faz uns 5 ou 6 anos.

bjinhuss

Laiz Malafaia disse...

Puxa vida! Que Deus conforte essa familia!
Bjo pra vc e um abraço apertado!

Aline disse...

Que triste. Mas ela agora pode descansar...
Que Deus conforte a família nesse momento.
Beijo.

Nay disse...

Pra nós que cremos em Cristo, e no céu e sabemos que A avózinha do seu amor está ao lado de Deus, recebeu a sua coroa da vida, a morte não tem uma pavor e um desespero característico de outras pessoas. Mas é sempre muito doído e difícil se separar de alguém tão especial, ser privado da sua convivência...
Quando perdi minha avózinha, sei bem a dor que senti, mas hoje, lendo o seu poema, pensei nela como sempre, com aquele sorriso lindo e aquele abraço quentinho e cheiroso que eu jamais esquecerei! Que Deus abençoe e conforte o coração de toda a família!

Bjos

Ju Louseiro disse...

Aain floor, que triste. Sinto muito.

Mas com certeza ela está nos braços do Pai!

Um beijoo

Anônimo disse...

Poxa Elayne que triste.

Saiba que agora ela está bem, está ao lado de Deus, e fique ao lado do Rafa, pois ele vai presisar e muito !!

Beijos !!

Unknown disse...

Ai florzinha, meus sentimentos, e que Deus conforte a familia!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...