terça-feira, 12 de julho de 2011

Burocracia pra que?

Dia desses eu fui ao centro de Vila Velha para resolver umas coisinhas do casamento e como estava com tempo sobrando, dei uma passada no cartório para saber dos valore$ para casamento, e quando devemos dar entrada nos papéis pra casar.

Tirei algumas dúvidas, e entre elas, duas, que já vinham me "incomodando" há algum tempo.

A primeira dúvida, era acerca do nome (Preciso abrir um parêntese bem grande para falar do meu nome. É o seguinte: Meu nome completo é Elayne Castro Prata da Silva. Herdei o "Castro" da minha mãe e o "Prata da Silva" do meu pai. Desde sempre eu detesto o "da Silva" em meu nome. Sempre reclamei de ter nome grande. Nunca gostei disso! E sempre questionei aos meus pais, porque me registraram com o "da Silva", tendo em vista que eu poderia ter apenas um sobrenome do meu pai, e não precisava ser o "mais comum".
Tenho lembrança de quando era criança, que dizia que tiraria o "da Silva" do meu nome quando me casasse. Fecha parênteses), já tinha ouvido umas histórias que falavam que desde 2002, com a vigência do novo Código Civil, não é mais possível retirar nenhum sobrenome, (para a minha infelicidade) apenas acrescentar. 

Mas eu, claro, fui no cartório perguntar se não existe nem uma chance mesmo! Afinal, eu tenho dois sobrenomes do meu pai, né? E quero muito acrescentar um sobrenome do Rafael (aliás, essa é uma coisa da qual eu não abro mão), mas não quero ter nome de princesa (e nem ficar com o "da Silva"). Não custava perguntar, né?.. Quem sabe com o famoso "jeitinho brasileiro"? Mas nem assim... O cartório informou que não posso tirar nem um sobrenome.
Acho muito injusto isso! ò.ó

A outra dúvida, era acerca da tal "Certidão de Nascimento Atualizada", uma história que tenho ouvido desde Outubro do ano passado, na ocasião do casamento dos nossos amigos (e futuros padrinhos); Roger e Luísa.
Na época, lembro-me da aflição da Lu de não conseguir dar entrada no processo, pois o Roger precisava apresentar uma certidão atualizada. 
Ela havia me contado que não tinha entendido o motivo do cartório exigir a tal certidão atualizada, visto que a dele, estava em perfeito estado de conservação.
O problema maior, é que a tal certidão, só pode ser emitida pelo cartório onde a pessoa foi registrada (no caso dele, um cartório no Estado de Goiás) e que demora uns 30 dias para sair. Ou seja, atrasa o processo de entrada na documentação para casar... Isso sem falar que os cartórios não emitem a tal certidão de graça... É mais um gasto do qual não temos escolha de nos livrar.

Depois da história do Roger, eu fiquei sabendo de mais uma história parecida. Dessa vez, foi o filho de uma vizinha, que precisou ir emitir a tal certidão de nascimento atualizada (que tem validade de 6 meses). Segundo a vizinha, o procedimento agora é obrigatório. Ou seja, todo mundo que pretende se casar, tem que solicitar a certidão atualizada.

Estava um pouco preocupada com isso... Não pelo Rafael, pois ele foi registrado aqui no Estado, então é mais fácil emitir o tal documento. Mas estava preocupada comigo, pois eu nasci no Rio de Janeiro, e fui registrada lá. Imaginem o contra-tempo e os gastos (lembrando que a essa altura do campeonato, nossas reserva$ estão praticamente esgotadas) de ter que me deslocar até o RJ, só pra emitir uma bosta de documento que não-sei-porque-cargas-d'água é necessário, visto que até um ano atrás não era.

Enfim, fui ao cartório perguntar se iríamos mesmo precisar da tal certidão, ou se ela era pedida somente em casos específicos.
A atendente informou que agora é obrigatório. Ou seja, vamos precisar emitir a droga da certidão.

Eu perguntei o motivo, mas a atendente não soube me explicar. Chamou outra atendente, que disse que "achava" que era pra evitar da pessoa se casar várias vezes, sem se divorciar antes, usando a mesma certidão de nascimento... Pra mim, essa não colou!
Se alguém souber pra que serve, e porque agora somos obrigados a emitir a tal certidão atualizada, peço que deixe nos comentários, porque eu, sinceramente não sei. oO

No dia, eu fiquei muito baratinada com isso (Pensando nos gastos de uma viagem ao Rio, em como isso iria me atrapalhar, pois teria que fazer a viagem num dia de semana, né? Me imaginei totalmente perdida, pois não sei andar no RJ, procurando o bendito cartório onde fui registrada, em Madureira, e morrendo numa taxa nada modesta para tirar a certidão atualizada)
Mas minha amiga Mariana (a fotógrafa), me deu uma luz! A família do esposo dela tem um cartório em Marechal Floriano e ela disse que tem como o próprio cartório pedir a certidão...
Fiquei de vê-la no próximo sábado, para o esposo dela me explicar essa história melhor...

É uma luz no fim do túnel né gente?

Tomara que isso dê certo! Ir ao RJ a essa altura, não será nada bom... Financeiramente falando.

Ainda bem que estamos com tempo! Planejamos dar entrada no cartório em Agosto... Talvez em Setembro (mas aí vai depender das tais certidões atualizadas)

Sinceramente, não sei para que tanta burocracia!

Queria tanto poder tirar o "da Silva" do meu nome e queria tanto não ter mais uma coisa pra me estressar (e para me dar despesa), como a emissão de certidão de nascimento atualizada para mim e para o Rafa...

As coisas ao invés de ficarem mais fáceis parecem que ficam mais complicadas... Ai ai...

Mas é assim mesmo!

Bola pra frente que atrás vem gente!

O importante disso tudo, é que daqui há 130 dias, eu vou ser a mulher mais feliz do mundo, por estar casadinha "da Silva" com o amor da minha vida!

Beijão!!!

9 comentários:

Thaís disse...

Elayne,

Lendo seu relato lembrei de algo, um tempo atrás uma tia minha precisou de uma certidão dela, moramos no litoral de sp e ela foi registrada no nordeste. Por esse site www.cartorio24horas.com.br você pode solicitar sua certidão on line de qualquer cidade do Brasil e eles mandam pelo correio. Acho que tem ate a opção sedex.

Bjos

Letícia e Pedro disse...

Olá Elayne,

Meu caso é bem parecido com o seu. Meu nome é Letícia Sacramento da Silva, e sempre odiei o meu da Silva, por não ter contato com o meu pai e por ser um nome comum. Quando fui dar entrada nos papéis do casamento, me informaram no cartório daqui do Rio, que eu poderia tentar tirar o nome do meu pai e colocar o nome que eu queria do noivo, mas que poderia dar certo ou não, que depende muito do promotor que pega o seu caso. Eu resolvi tentar e coloquei dois nomes do meu noivo.
Graças a Deus consegui tirar o nome do meu pai, mas conversando mais um vez com a pessoa do cartório quando fui buscar minha habilitação de casamento, ela falou que isso é difícil depende do promotor mesmo.

Não sei se isso muda de cidade para cidade, mas se for igual aqui ao Rio, acho que vale a pena você tentar.

Beijos

Jessica Stremel disse...

Ola.... que chato td isso...eu não sabia que não poderia tirar mais o sobrenome... mas soube que vc pode entrar na justiça para tirar ou mudar o sobrenome.... soh que isso eh mais um monte de burocracia...
Agora quanto a certidão atualizada... em td estão pedindo.... eu tive que tirar a minha pra poder comprar a minha casa.... eles querem atualizadas, pois antigamente não seguravam as certidões de nascimento para emitir os de casados... e aconteceu que certas pessoas se separavam... e casavam novamente com a certidão de nascimento... dai por isso toda essa burocracia...é para vc e seu noivo realmente provarem que nunca foram casados antes...

Espero ter ajudo..srsr
Bjus

Ma disse...

Oi Elayne

O próprio cartório onde vc vai casar pode solicitar a certidão
pra vocês.
No meu caso vamos casar na região de Curitiba mas meu noivo foi
registrado em São Paulo então tivemos que pedir. Como
uma viagem pra lá além de cara é inviável por causa do trabalho e tudo
e como o cartório não emite a certidão na hora, ou seja, teria que ir duas
vezes pra lá, solicitamos por aqui mesmo. O custo APENAS da certidão foi
R$ 110,00, fora o processo que só poderá ser aberto quando a bendita chegar.
Ainda bem que estamos casando no mesmo cartório em que eu fui registrada e nesse
caso a minha não precisamos pagar..imagine R$ 220,00 só
de certidão?
Falou casamento..falou gastar dinheiro..rsrsrs

Obs: eu tbm queria tirar um nome mas nao é possível mesmo.. =(

beijooos

Ma disse...

Ah..li o primeiro comentário e lembrei. Tentamos solicitar a certidão pelo cartório 24 horas (site) e só dava erro e não finalizava o pedido. Nenhum atendente soube me ajudar porque como nao finalizava eles não tinham nossos dados e nenhum protocolo..enfim, como nós nao temos tempo e precisavamos meio urgente da certidão o jeito foi pagar pro cartório mesmo...mas existe essa possibilidade..

Beijos

Tamy disse...

Ei Elayne! Tudo bom? Moro em Vitoria mas sou de Sao Paulo e o noivo nasceu no Ro então vc imagina que eu quase surrei quando vi esse lance de certidão atualizada, Ne? Mas foi muuuuito mais fácil do que eu esperava! Caro, mas fácil! Seguinte, hoje da pra vc telefonar para o cartório onde vc ou o noivo tem registro e solicitar a bendita certidão! Em alguns cartórios, da pra fazer online ate! Vc passa algumas informações da pessoa e da certidão original e eles emitem e enviam por sedex se for o caso! No meu caso, solicitei eu mesma tanto no meu cartório quanto no dele, paguei a taxa por meio de deposito bancário, enviei o comprovante por email e em menos de uma semana, pra minha surpresa, já estava com as duas certidões na mão! Claro que eh chato e só serve para os cartórios ganharem mais dinheiro, mas nao eh tão complicado assim e nao demora 30 dias mesmo!!! Qualquer coisa, me procura :)
Noivas da mesma região precisam apoiar umas as outras! Hehehehehehe
Grimpou

Teacher Butterfly disse...

Ain, por que precisa essa tal certidão atualizada?? E poxa, qual o problema do Silva? Hehehe, pior sou eu, que sou Silva e Silva :O
Vai dar tudo certo, vamos torcer!

Boa 4a!

http://letraseborboletas.blogspot.com

Ju Louseiro disse...

Brasil... Algumas coisas cheias de frescura, outras que deveriam passam desapercebido...

Um beijo =)

www.fuxicodenoiva.com.br
http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

Christiane disse...

Elayne, entra em contato com o cartório de onde vc foi registrada que eles te mandam via correio, eu paguei uma taxa de R$ 32,00 que é bem menos do que ir lá. Já o caso do nome eu consegui trocar no cartório Sarlo (Vitória) só que vc tem que morar lá... mas o melhor é que eles não pedem comprovante de endereço, então coloca teu endereço onde uma amiga/parente mora e troque o nome. Comigo deu super certo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...