domingo, 20 de setembro de 2009

Chá de Panela (porque eu não quero fazer)



Eu havia prometido no post sobre Enxoval, que escreveria os motivos pelo qual não quero fazer chá de panela.

Até uns quatro anos atrás, eu era louca pra reunir as amigas num chá de panela. Achava um barato!
A idéia de ser pintada de batom muito me agradava, assim como procurar a aliança com a boca numa vasilha cheia de farinha de trigo e ganhar um monte de "tranqueirinhas" de cozinha das amigas (reduzindo os meus gastos) era algo que realmente me motivava.

Porém meu pensamento foi radicalmente modificado depois de duas "trágicas" experiências de chás de panela de amigas que estavam casando.

Fiz um balancete mental e confesso que não gostei nem um pouco dos resultados.

Vou explicar:

As respectivas noivas convidaram amigas e parentes para o chá e especificaram BEM EXPLICADINHO o que queriam ganhar, cor, material e marca. Uma delas gastou uma grana com os comes e bebes, já a outra, contava com recepção americana (onde cada convidada leva um prato de doce/salgado ou refrigerante), ficando somente responsável pela decoração.

Até aí tudo bem. Chá marcado para sábado a tarde (subentende-se que a maioria das pessoas estão livre no final de semana), amigas convidadas e sugestões de brindes devidamente distribuídos entre as mesmas...

Porém as noivas não contavam com o grande número de amigas faltosas. Entre elas, amigas/madrinhas e familiares próximas. Só isso, já deixa a noiva super chateada. Afinal, é um evento importante para ela, e se falta alguém especial, a noiva fica realmente chateada (quem já passou por uma situação dessas, sabe exatamente o que estou falando).

O outro inconveniente foram os presentes "meia-boca" que surgiram nos chás.

Cores que a noiva não havia pedido, material diferente do especificado (já imaginou pedir uma assadeira de teflon e ganhar uma de alumínio?). Gente que não obedeceu o brinde que foi pedido e levou o que quis levar (pense em ganhar num mesmo chá de panela, três manteigueiras e cinco pás de lixo).

Está certo que "em cavalo dado, não se olha os dentes", mas se a noiva especifica o que gostaria de ganhar e a convidada dá outra coisa, eu chamo isso de indelicadeza e insensibilidade por parte da convidada.

A gente sonha com nossa casinha com ítens bonitos, mimosos, que se adequam ao nosso gosto e uma reunião gostosa com amigas. Aí o saldo final do chá de panela acaba sendo (na maioria das vezes):

  • Frustração da noiva com as amigas faltosas, às vésperas do casamento (e olha que esse sentimento é muito ruim pra noiva viu?);
  • Frustração com os presentes (na maioria das vezes não se ganha o que se espera ganhar);
  • Gasto com decoração, lembrancinha, comida e bebida pra pouco mais que meia dúzia de gente (a idéia de um chá bem decorado e mimoso me agrada, mas sério, ao invés de gastar com isso, dá pra usar o $$ pra comprar tudo ao seu gosto e ainda se poupar do desgaste emocional do chá);
  • Brincadeiras que em grande maioria são chatas ou de mal gosto (fala sério, alguém realmente gosta de sair na rua toda envolta em papel higiênico cantando uma música de Xitãozinho e Xororó?);
  • As pessoas que batem ponto nesse tipo de evento, normalmente são aquelas cujo casamento está próximo (elas vão numa espécie de permuta: "eu vou no seu chá e você vem no meu chá"), as vovós (elas adoram um chá de cozinha!) e as recentemente casadas que querem se vingar do sofrimento do qual foram expostas em seus chás. Mulheres que não se enquadram nesses perfis, são aquelas que compõe o número das faltosas.
Então, por esses motivos, não quero chá de panela.

Prefiro me preservar do desgaste emocional e financeiro desse evento, fazer meu enxoval ao meu gosto (está ficando lindo), sem falar nas brincadeiras. Não quero ficar suja e nem ser exposta ao ridículo só porque vou casar!

Bem gente, essa é minha opinião. Nada contra quem gosta e fez (ou vai fazer) chá de panela. Mas eu conheço as pessoas que me cercam e esses dois chás de panela das minhas amigas, foram apenas uma prévia do que seria o meu. Então por essa razão, Elaynezinha aqui não quer e não vai fazer chá de panela.

Talvez faça um chá de lingerie com as amigas mais próximas (cinco ou seis amigas no máximo) aquelas que eu sei que não faltariam nem por um decreto! Mas minha vontade é que corra de forma mais simples... Seria uma coisa bem clean, um encontro para colocar as novidades em dia, dar risadas (sem aquelas brincadeiras maldosas comuns em chás de lingerie, pois eu não gosto disso) regado à coquetel de frutas e canapés. Mas ainda tenho bastante tempo para pensar se farei ou não...

Por hoje é isso!

Beijocas!!

Um comentário:

Letícia disse...

Eu nem pensei em fazer cha de cozinha pq vim morar no exterior..
mas fiz meu cha de lingerie..
Foi taaao divertido!!
Foram mesmo soo pessoas proximas e foi o maximo.
No comeco da festa, passei por essa decepcao que vc comentou de as pessoas faltarem, mas depois foi tao gostoso, que me senti foi muito amada pelas pessoas que estavam la e isso me basta. :)

Se quiser ver como foi, vem ca!
http://quandooassuntoviracasamento.blogspot.com/2010/08/meu-cha-de-lingerie.html

Beeijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...