
Quando é que algo deixa de ser "bonito", "legal" e "diferente" pra virar EXCESSO?
Daí resolvi fazer um post sobre um assunto semelhante e pouco comentado... O excesso nos casamentos.
Algumas coisas que ela postou são uma tremenda cafonália mesmo, como os noivinhos antigos (na verdade, ultimamente não ando nem simpatizando com os noivinhos de biscuit... acho que tá ficando uma coisa meio batida... sabem?), e as lembrancinhas de porcelana.
Pessoalmente, eu também não gosto das caricaturas (Acho que já está ficando babado também) e nem da decoração com tecidos e noiva de luvas... Mas isso é pessoal...
Penso que se a noiva gosta, deve usar sim!
Mas como disse antes, vou falar sobre excessos, que na minha opinião, é pior que do que noivinho antigo em cima do bolo.
Casamento é uma coisa basicamente igual no mundo todo!
Uma noiva, um noivo, um sentimento, um celebrante e pessoas queridas ao redor.
As diferenças estão na cultura, na religião e gosto dos noivos. Com a cultura e religião não dá pra fazer diferente... Mas quando o assunto é "gosto" os noivos procuram fazer uso do que tem em mente pra fazer a celebração se tornar algo singular.
Até aí tudo tranquilo... Todos queremos (e devemos) ter um casamento diferente, que marque e se destaque dos outros casamentos. Isso é normal e muito saudável!
Mas tem certas coisas que na minha opinião são excessos e o que era pra ser algo bonito, ou diferente, acaba se tornando uma bobagem que com certeza será mal interpretada por muitos convidados.
O bom senso é algo muito válido na vida, inclusive nos casamentos...
Há cerca de um ano atrás, eu achei um vídeo no youtube que mostrava um casamento (na igreja) que ao meu modo de ver, foi uma tremenda palhaçada e acredito que não tenha ferido somente os meus princípios, mas com certeza o de algum convidado presente.
O noivo entrou de cartola e tênis, fingindo que tocava guitarra, fazendo palhaçadas (bem estilo Dinho dos Mamonas), a noiva entrou com jatos de fumaça de extintor de incêndio na saia do vestido dela (como se o vestido dela estivesse pegando fogo) e ao som de um cachorro latindo, entrou um cara correndo, vestido de carteiro, com uma caixa onde estava escrito: SEDEX, e entregou a caixa pro noivo, de onde ele tirou as alianças.
A desculpa do casal? É que eles eram "divertidos e descolados"
Uma pessoa ser divertida, ter um perfil "descolado" e uma enorme vontade de fazer diferente no casório dela, não dá a ela o direito de ferir os princípios de outros dentro de uma igreja (aliás, me admirou muito a igreja ter permitido tamanho teatro).
Acho que tudo tem seu momento... Ser pateta tudo bem, querer fazer algo diferente em seu casamento tudo bem... mas daí fazer seu casamento fugir totalmente dos padrões e virar uma piada é totalmente desnecessário... EXCESSO!
Excesso não fica bonito, e as pessoas comentam de forma negativa.
Há uns 3 anos atrás uma amiga comentava comigo sobre uma festa de casamento de uma colega dela...
Ela disse que foi bonito, mas achou muitas coisas desnecessárias...
Disse que saiu da festa com a mão cheia de besteiras... Que os noivos ostentaram com lembrancinhas e detalhes... (Muitas vezes o que parece lindo e legal pra gente não tem o mesmo efeito no convidado)
Ela disse (e eu concordo com ela) que a noiva cometeu excessos em tudo!
Primeiro que na entrada dela, eles apagaram a luzes da igreja e jogaram um canhão de luz só nela.
Na festa tinha: Brindes de pista + havainas + gravatinha pro corte da gravata + chaveirinho em forma de sapatinho de acrílico pra lembrancinha do sapato da noiva + véuzinho pras solteiras + sapo de pelúcia pra jogar + papel higiênico com o nome dos noivos (Como esse da foto... Pra mim não tem coisa pior! Imagine meus convidados passando os nossos nomes: "Elayne e Rafael" num bumbum sujo? Arg... Idéia completamente besta essa do papel higiênico... EXCESSO, EXCESSO, EXCESSO!!!) + umas bobagens que não me lembro + a lembracinha, que se eu me lembro bem, ela disse que foi um mini porta retrato com foto do casal + bem casado (nem precisava) e por fim, ela falou que quando estava indo embora e ela e o marido chegaram no carro, tinha uma TAG de agradecimento na porta, com a foto do casal impresso em papel tipo capa de revista...
Acho que incrementar a festa com uma coisa ou outra, até fica legal (exceto o papel higiênico, que acho a inutilidade das inutilidades!), mas ter absolutamente TUDO que há no mercado para casamentos, é excesso!
Acaba ficando feio!
Outras coisas que considero excessos, são as seguintes:
* Damas adultas e daminhas (uma coisa ou outra né?);
* Milhares de padrinhos, milhares de daminhas e pagens (principalmente se a igreja for pequena);
* Casamento sem dama nenhuma (qualquer tipo de extremismo é excesso)
* Milhaaaares de lembrancinhas numa só festa (não fica bonito nem se os noivos tiverem muito dinheiro... E pra quem não é tão afortunado assim, fica pior, concordam? EXCESSO!);
* Noiva que entra sob holofote na igreja (Alguém avisa a esse pessoal que casamento não é show da Broadway?). Se quer um canhão de luz na sua entrada, reserve esse momento pra festa... Na igreja fica o cúmulo do excesso! ;
* Papel higiênico personalizado (nem preciso falar mais nada né?);
* Tudo personalizado (Acho que quando tudo se combina não fica legal... A estampa do convite se repete no adesivo da latinha, no rótulo de garrafinhas, no mural de recados, na caneca de lembrança dos padrinhos, na taça do brinde e por aí vai... Usar uma identidade visual no convite e em mais algum lugar até rola... Mas usar em tudo! Acho exagero! Fica parecendo Show Room...)
* Sapo de pelúcia (Tudo bem, é uma lembrança... Mas a convidada sai da festa como se saísse da pescaria, com o brinde que ganhou na festa junina... Sem falar que fica com "fama" de: "A encalhada da festa");
* Véuzinho pras solteiras e oração do desencalhe (Acho de muito mal gosto! A impressão que dá é que a noiva está esnobando a nova condição pras amigas que não casaram... Acho péssimo!)
* Dama que entra dançando (Fala sério gente! Não é bonito!)
* Noiva que entra cantando (Pra que a noiva quer chamar mais atenção? Se bobear ainda desafina por causa do nervosismo)
Pra ser sincera, muitas dessas coisas que eu citei, não acho somente excesso, como também acho que já está ficando muito comum nos casamentos... Com o tempo algumas coisas vão se tornando comuns e perdem a graça...
Como a minha avó já dizia há muito tempo: "Menos é mais"
É preciso saber dosar algumas coisas pra que o casamento não acabe virando um mega evento com excesso de informações e acabe perdendo a essência.
Acho que mais importante que o que dama está vestindo é a quantidade de damas que se tem...
O que adianta o vestido delas ser a coisa mais linda e mimosa do mundo se o casal escolher umas 7 ou 8 meninas (uma verdadeira creche) pra entrarem na cerimônia?
Já vi até dama de honra com asas... oO
Mais importante que as luvas, o modelo do vestido e o comprimento do véu, é o sorriso que a noiva emite e a felicidade que transmite. Tudo com bom senso, é claro... Não adianta nada estar super feliz, com um sorriso de orelha à orelha e escandalizar os convidados por casar praticamente pelada com véu... Por mais que se tenha um corpão de dar inveja à Juliana Paes, deixe o decote que vai até o umbigo pra outra ocasião...
Pra que um milhão de lembrancinhas se a mais importante de todas os seus convidados irão guardar na mente e no coração?
Pra que jogar um holofote em cima? Você já será o centro das atenções... O dia será seu! Não precisa de nenhum instrumento pra reforçar isso...
Casamento não deve ser sinônimo de exageros!
Como disse anteriormente, bom senso é algo que vale pra tudo!
Bem meninas...
É isso!!
Desde já me adianto e peço desculpas se alguém pensa diferente, fez (ou vai fazer) alguma coisa que eu citei que acho excesso... Mas essa é minha opinião!
Beijos!!^^
PS.: Apesar de achar que os noivinhos em biscuit estão ficando meio batidos, é quase certo que vamos ter um em cima do nosso bolo...
Essa noiva que vos escreve também acha lindo os noivinhos de porcelana, sem pintura (Oh dúvida cruel!)